Gestão da Documentação da Saúde

Apresentação

Apresentação Plano de Estudos Metodologias Formadores Destinatários Candidaturas 

A procura por cuidados e serviços de saúde continua a crescer e assim permanecerá na próxima década. O Turismo de Saúde é também um setor em franco crescimento. 

Estudos realizados a nível internacional e nacional, por diversas entidades como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD) e agências de recrutamento, identificam áreas de formação e empregos de futuro. Na sua apreciação relativamente à área da saúde, a OCDE inclui os Gestores de Informação em Saúde com competências tecnológicas e a BCSD inclui profissões ligadas à Comunicação de Informação. As agências de recrutamento identificam os bibliotecários, arquivistas e curadores de informação, em diversas áreas, como sendo profissões de grande procura no futuro. 

Além de tratar, cuidar dos pacientes/clientes e promover serviços de saúde, manter os seus registos e as suas informações de saúde é uma parte vital dos cuidados de saúde. A gestão de documentação e informação em saúde lida com dados de assistência médica, incluindo a aquisição, análise e proteção de todas as tipologias de documentação e informação, sejam as tradicionais ou as digitais.  

Esta nova oferta formativa tira partido das diversas parcerias já existentes com várias entidades e organizações bem como com outras organizações na área da saúde, alargando aqui este conceito que, tradicionalmente se centra em hospitais e clínicas, mas que, atualmente deve compreender outra tipologia institucional como termas, residências seniores, bancos de criopreservação e outras que, de alguma forma, criam e lidam com informação de cariz clínico e de saúde. 

Curso em regime e-Learning

Coordenador do Curso

Comissão Técnico-Científica
Milena Carvalho
Susana Martins
Rosa Saraiva

 

Combined Shape

Navigation