Certificação em Inteligência Emocional

Plano de Estudos

Apresentação Plano de Estudos Metodologias Formador Destinatários Candidaturas

CERTIFICADO NIVEL I – INTRODUÇÃO


Fundamentos da Inteligência Emocional (6 Horas)

A. História, desenvolvimento e questões actuais da IE
Questões actuais na IE. A história e evolução dos conceitos e apresentação dos principais modelos (competências, traços e competências). Os desafios actuais sobre a conceptualização e medição.

B. Desenvolvimento das capacidades da IE
Sessão experimental concebida para explorar cada uma das quatro áreas do modelo de capacidades da IE. Os participantes participarão em actividades experimentais destinadas a ensinar e a desenvolver (a) a percepção emocional (b) a facilitação emocional do pensamento (c) o conhecimento emocional e (d) a regulação das emoções. O desenvolvimento destas capacidades servirá de base para o crescimento pessoal, bem como para a implementação de estratégias de IE em contextos profissionais.

CERTIFICADO DE NÍVEL II-AVANÇADO

Intervenções de Inteligência Emocional (14 horas)

C. Laboratório de treino de consciência emocional 1
Sessão experimental que envolve atividades interactivas e interpessoais destinadas a desenvolver a IE de cada participante. As reacções pessoais e os estados emocionais serão examinados com o objectivo de compreender como funcionam as emoções. Exploração da utilização da informação emocional em ambientes profissionais. Serão desenvolvidas estratégias que permitirão a cada participante avaliar e utilizar mais eficazmente as suas emoções em intervenções profissionais.

D. Métodos de avaliação de IE para indivíduos e ambientes
Sessão que envolve a utilização de ferramentas de avaliação da IE. Serão apresentados várias avaliações de IE  e os seus resultados serão utilizados para a melhor compreensão da sua própria IE. Revisão e discussão dos princípios de avaliação em geral. Os participantes familiarizar-se-ão com os principais métodos de avaliação de IE e aprenderão a incorporar uma lente emocional nos seus procedimentos de avaliação quando trabalharem com indivíduos, grupos e sistemas. [Nota: Esta formação não certifica os participantes para a administração formal de qualquer instrumento – estes devem ser obtida através dos respectivos autores/publicadores].

E. Estratégias EI (gerais e disciplinares específicas)
Sessão que cobre os princípios gerais e estratégias de utilização de intervenções baseadas em IE em ambientes profissionais. Os participantes, através de pequenos formatos de grupo, aprenderão e desenvolverão estratégias específicas aplicáveis ao seu próprio tipo de ambiente (educacional, clínico, organizacional). Serão utilizados estudos de caso e os participantes analisarão cenários, aplicarão avaliações e estratégias aprendidas em aulas anteriores.

F. Laboratório em formação de sensibilização emocional 2
Nesta sessão continuar-se-à o desenvolvimento interpessoal e grupal através de actividades interactivas centradas na experiência de processos emocionais.

G. Desenvolvimento e implementação de um plano de intervenção da IE
Os participantes trabalharão individualmente com objetivo de desenvolver um plano de intervenção específico para a sua disciplina (educação, clínica, ou consulta -organizacional). Os planos terão como objectivo facilitar mudanças positivas utilizando princípios da IE e serão baseados em métodos empiricamente fundamentados.

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