Apresentação Plano de Estudos Metodologias Formador Destinatários Candidaturas
CONCEITO DA MARCA
- Os sinais admissíveis como Marca;
- Os tipos de Marca;
- A identidade da Marca física; brand kernel, brand behaviour, brand design?
- A identidade da Marca psicológica (território, carácter, valores...);
- A missão e o Marketing Mix da Marca;
- Os públicos-alvo e as funções da Marca;
- O potencial comunicacional da Marca;
- Gestão estratégica da Marca com vista à criação de valor;
- Identificação dos aspetos que favorecem ou impedem o progresso da Marca
- Posicionamento de uma marca: Proposta de Valor(es) e Benefícios emocionais
- Os activos de uma marca: Notoriedade, Percepções, Fidelidade e Valores associados
- O que é o brand equity?
- Como medir o valor da sua marca ou o seu brand equity?
AS POLÍTICAS DA MARCA
- A perspetiva de mercado e a abordagem jurídica da Marca;
- Pontos de convergência e divergência;
- O mercado global e o princípio da territorialidade das Marcas;
- Licenciamento das Marcas;
- Legislação aplicável;
- A Convenção da União de Paris e o Acordo TRIPS;
- O Trade Mark Law Treaty;
- O Sistema de Madrid sobre o registo internacional das Marcas;
- Princípios fundamentais do direito de Marcas e a Marca comunitária - Regulamento (CE) nº 40/94, de 20/12/1993
GESTÃO OPERACIONAL DA MARCA
- A Marca enquanto ativo estratégico para as empresas;
- Identidade da Marca vs imagem de Marca;
- Gestão de Marca através da segmentação, diferenciação e posicionamento;
- Arquitetura de Marca;
- A extensão de Marca uma estratégia de crescimento?
- Marketing Mix | As variáveis do Branding versus variáveis de Marketing.
O BRANDING COMO FERRAMENTA DE MARKETING
- Criar Capital da Marca centrado no Cliente;
- Marca na era digital;
- Posicionamento da Marca versus Posicionamento Pretendido.
CRIAR ESPAÇO PELA DIFERENCIAÇÃO
- A marca como variável estratégica no contexto do lançamento de novos produtos
- A segmentação na gestão de marcas globais.
- A análise Push-Pull, SWOT, BCG e BAM revisitada.
- Utilizar o modelo PP (Promise / Positioning) para dirimir a sua proposta de valor
INOVAR COM O CLIENTE EM MENTE
- Em Roma ser romano ou I did it my way?
- O consumidor "global": Multicultural, multi-étnico e multifacetado
- Fazer um briefing criativo: Benefícios e armadilhas de procurar uma identidade global
- A mensagem publicitária na estratégia de comunicação global
- Pricing/ Promoção / RP/ Marketing local.
CRIAR BRAND EQUITY ATRAVÉS DE PLANOS ANUAIS CONSISTENTES
- Must Win Marketing Plans (MWMP's)
- Medir o estado da saúde da sua marca
- Qualificar os desafios fundamentais
- Métricas para o sucesso: KPI's/ Balanced scorecards
- Priorizar as acções chave
- Budgeting
Total: 25h