Apresentação Plano de Estudos Metodologias Formador Destinatários Candidaturas
No contexto atual, há uma campanha para abordar a prevalência de abusos dos direitos humanos nas operações comerciais e cadeias de abastecimento globais. Consumidores, acionistas e parceiros de negócios estão a exigir que as empresas façam mais para minimizar os danos e maximizar os dividendos sociais, não apenas em tempos de expansão económica, mas também em tempos de crise. Assim, tem havido um impulso significativo para tornar a prática da due diligence de direitos humanos obrigatória para as empresas em alguns países e regiões do globo.
O objetivo geral do curso é ajudar as empresas a realizar a diligência devida (due diligence) de direitos humanos de acordo com os padrões internacionais estabelecidos pelos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU (UNGPs), ou seja, ajudar as empresas a entender como identificar, prevenir, mitigar e contabilizar os seus impactos sobre os direitos humanos e a forma de lidar com esses mesmos impactos.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao completar o curso, o participante terá aprendido:
• Os conceitos-chave dos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos (UNGPs);
• O que as empresas devem fazer a fim de respeitar os direitos humanos;
• Como conduzir a diligência devida em direitos humanos;
• Como responder e encontrar soluções quando ocorrem impactos negativos, e como as empresas podem colocar em prática mecanismos eficazes de reclamação e reparação.