António Castilho é sócio-gerente do António Castilho & Associados, Consultores Lda., em Portugal, e sócio da SIGWISE, Lda., em Moçambique.
Licenciou-se em Engenharia Metalomecânica pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, obteve o diploma de pós-graduação em Engenharia da Qualidade, pelo CEQUAL- Centro de Formação para a Qualidade, e o diploma do MBA em Gestão Empresarial AEP/ESADE – Escola de Negócios de Barcelona.
É consultor, formador e auditor tendo realizado mais de 3500 dias de auditoria a sistemas de gestão da qualidade e ambiente, segurança e saúde no trabalho, responsabilidade social, inovação e desenvolvimento, segurança da informação e segurança alimentar e mais de 3000 horas de formação em gestão da qualidade, ambiente, saúde e segurança no trabalho, segurança alimentar, responsabilidade social, segurança da informação, abordagem por processos e monitorização por objetivos, das quais mais de 600 horas a formar auditores internos para empresas e auditores para organismos certificadores.
É professor convidado da Universidade da Maia, para lecionar a disciplina de ”Gestão da Qualidade Total” do curso Ctesp em Gestão Industrial do IPMAIA. Lecionou como professor convidado da ESCE/IPVC – Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a disciplina de ”Gestão da Qualidade Total”, na Pós Graduação. Do mesmo modo, leciona o módulo ”Gestão da Qualidade Total” na pós-graduação em Gestão de Projetos no IEG, em Maputo – Moçambique, e o curso ”Auditorias a Sistemas de Gestão Integrados”, da APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade. A sua experiência na área da consultoria passa pela implementação e melhoria dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente, SST e responsabilidade social, abordando por processos horizontais do negócio, em empresas dos mais variados setores de atividade, incluindo portos, aeroportos, railway, transportes de carga e passageiros, logística e logística de valor acrescentado. Tem parcerias com empresas de países de expressão portuguesa em África, como Cabo Verde, Moçambique e Angola. Nos últimos anos tem-se dedicado a projetos na área do combate ao desperdício e da melhoria da produtividade. A sua atividade na consultoria e na formação de quadros para estratégias internas de combater desperdício e melhorar a produtividade tem passado pela aplicação da metodologia que desenvolveu, chamada “Get More”, que é uma metodologia baseada em ferramentas Kaizen e Lean, desenvolvida para combater o desperdício, melhorar a produtividade e, sobretudo, melhorar a motivação interna e o envolvimento dos quadros numa mudança de cultura.
Tem aplicado estes conceitos quer como consultor quer como formador em empresas de diferentes setores, nomeadamente do setor industrial, industrial alimentar, da logística – em particular da distribuição farmacêutica – e também nas áreas de suporte de indústrias ou em serviços. A experiência com estas metodologias passa pela aplicação coordenada e sequencial de ferramentas tais como 5S’s, gestão visual, comunicação estruturada, análise 3C, Kanban, standards visuais, transformação de sistemas “push” em sistemas “pull”, análise de valor e ferramentas de análise de causas profundas, baseadas na estruturação 8D.